Lotes&Cia » Investimento imobiliário » 4 dicas para financiar terreno

4 dicas para financiar terreno

Ilustração sobre as dicas como financiar terreno para investir

Boa parte dos brasileiros sonham com o dia em que vão morar em suas casas próprias, enquanto uma parcela deseja investir em imóveis para assegurar bons rendimentos e a construção de um patrimônio familiar. Para ambos os públicos, há uma série de incentivos, mais especialmente em se tratando de empréstimos e financiamentos para tornar esses planos possíveis.

Depois de aprovadas as condições para um subsídio financeiro, algumas pessoas optam por financiar uma casa já pronta. Já outras desejam financiar lotes para começar a construção do zero ou mesmo a título de investimento para aguardar a valorização do terreno. O financiamento de lotes, no entanto, apresenta algumas peculiaridades que devem ser observadas para que seja feito um negócio vantajoso.

Acompanhe neste artigo algumas dicas para financiar terreno de maneira segura.

1. Adquirir um terreno é mais vantajoso

Os terrenos, na maioria das vezes, possuem um preço muito mais competitivo do que os imóveis e costumam ser muito mais tranquilos de negociar. Ao escolher um terreno para financiar, é preciso ter em mente o lugar que você deseja, a metragem do terreno e as condições que você dispõe para iniciar a construção. Além disso, é vantajoso para quem deseja investir, afinal, é possível perder recursos com uma construção que não terá o retorno financeiro esperado após a sua venda. Para quem deseja morar, não há nada melhor do que encabeçar um projeto do zero e construir a casa do jeito que você sempre quis.

2. Analise as modalidades de financiamento

Para quem não tem dinheiro para comprar os terrenos à vista, é possível recorrer ao financiamento de terreno, que pode ser feito pelo banco ou pela própria incorporadora. Ambas as modalidades possuem critérios específicos. Contudo, a possibilidade de financiar um terreno pela incorporadora pode ser uma alternativa mais segura para quem quer comprar um lote em uma região específica.

Na dúvida, é sempre bom calcular o financiamento de terreno e analisar qual das possibilidades é mais vantajosa.

3. Linhas de crédito para o financiamento de terrenos

A primeira possibilidade é a carta de crédito das Cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que, em janeiro de 2019 atingiram 5,1 bilhões de reais no país, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).

Há também uma modalidade que abrange terrenos ou imóveis de até R$200.000,00 – o crédito imobiliário próprio. Outras modalidades podem ser negociadas diretamente com o próprio banco ou com a incorporadora. Sempre levando em conta as suas preferências com relação ao imóvel nos mais diversos aspectos, considerando localização, infraestrutura, metragem, comodidades, dentre outras.

É sempre importante considerar o quanto você pode pagar e o que você prioriza durante a compra do lote que você deseja. Todos esses aspectos irão influenciar no valor do financiamento, bem como nas parcelas que você irá pagar.

4. Terreno em condomínio fechado: uma alternativa

Quem é adepto de uma vida mais tranquila com mais sossego e segurança, pode optar por investir nos terrenos em condomínio fechado, uma alternativa viável e, sem dúvidas, um investimento com alto potencial de valorização.

Os lotes em condomínio fechado possuem uma característica própria e, em sua maioria, estão localizados em regiões mais tranquilas e de maior contato com a natureza. Além disso, eles costumam ser financiados diretamente com as incorporadoras – o que costuma facilitar os trâmites.

Gostou das dicas? Esperamos que sim! Antes de financiar um terreno, faça um checklist das providências que precisam ser tomadas e pesquise bastante para fazer o investimento mais adequado para o seu futuro. Sempre analise as linhas de crédito e busque simulações para compará-las e decidir pela opção que mais se adequa ao seu sonho, sem pesar no bolso.

Aqui no Blog da Lotes e Cia você sempre tem dicas atualizadas do setor e informações preciosas para você tomar as melhores decisões. Esperamos que estas dicas e informações sobre como financiar terreno seja útil para você e lembre-se, conte com a gente!

Agora, que tal conferir nosso e-book “Por que escolher morar em um condomínio fechado?” e descobrir em detalhes as vantagens de escolher este tipo de empreendimento? Baixe gratuitamente!

Ilustração sobre as dicas como financiar terreno para investir