Lotes&Cia » Investimento imobiliário » 5 dicas para encontrar o imóvel ideal para você

5 dicas para encontrar o imóvel ideal para você

A escolha do nosso lar é uma das mais importantes de nossa vida, não é mesmo? E durante a procura surgem inúmeras questões.

Como decidir a compra de um imóvel? Caso não for compra, como escolher um imóvel para alugar?

Quais os fatores a serem levados em consideração? Deles, o que vem como prioridade e complemento para encontrar o imóvel ideal?

Preparamos um mini guia para mostrar a você as principais dicas para encontrar imóvel ideal para viver ou investir:

  1. Segurança é o fator mais importante
  2. Lazer: mais que um diferencial
  3. Localização se resume em conveniência
  4. Seja criterioso ao avaliar a infraestrutura (mencionar cronograma do reserva)
  5. Investimento e valorização
  6. Apartamento ou casa?

1. Segurança é o fator mais importante

A nossa casa deve ser o lugar em que podemos finalmente relaxar e nos sentirmos livres. E isto não deve ser interrompido por preocupações de segurança, por exemplo:

  1. Ficar alerta demais com barulhos durante a noite e até durante o dia.
  2. Temer pela segurança de quem ficou em casa (sua família, filhos).
  3. Pensar se seus pertences estarão no lugar quando voltar para casa.

Estes são alguns dos fatores mínimos mesmo para quem se preocupa pouco com segurança, que acaba por se sentir atormentado demais devido a essa falta de segurança que alguns lugares transmitem.

Por isso, um imóvel ideal deve contar com:

Muros com cerca elétrica

O mais básico de todos os recursos de segurança deve estar em primeiro na lista. O velho truque de assentar cacos de vidro no topo do muro não é mais tão assustador quanto foi (ou pode ter sido)  um dia.

Ronda noturna

Para garantir uma segurança confiável, deve-se adicionar o fator humano. A ronda noturna entra no nível mais fundamental na abordagem humana quando o assunto é segurança.

Monitoramento por câmeras

Talvez o mais confiável dos recursos e também o mais eficaz quando se fala em segurança, a monitoração por câmeras é uma ótima opção, porém uma das mais custosas para ser implantada e mantida. Neste aspecto, é muito mais compensador viver em condomínio fechado que oferece este, além de outros itens de segurança.

Portaria 24 horas

Presente nos condomínios fechados, a portaria é o grande trunfo da segurança residencial. Além de sempre contarem com câmeras e portões específicos de entrada para moradores e visitantes, também é integrada ao fator humano no controle. O profissional de segurança além de vigiar a fachada do condomínio, se relaciona com os moradores e saberá quando algo suspeito acontecer.

Sendo assim, uma das melhores dicas para comprar imóvel ideal é se atentar com as questões de segurança que o empreendimento tem a oferecer.

2. Lazer: mais que um diferencial

Um fator muitas vezes deixado de lado, seja por acúmulo de tarefas durante a mudança de lar ou mesmo por desconsideração, é o lazer.

É muito importante considerar as suas atividades recreativas e também as de sua família. Se necessário, faça até uma lista.

Tente pensar no que você e sua família mais fazem durante o tempo livre e considere. As mais populares são:

Esportes

Há diversos esportes diferentes para os mais variados gostos. Dentre deles o futebol é o mais popular, por isso é mais comum encontrar em condomínios – caso você opte – quadras poliesportivas, e nos melhores até campos de gramado!

Brinquedotecas e Playground

Caso você tenha (ou planeje) ter filhos, é muito importante pensar em como os pequenos vão gastar suas preciosas horas da infância. É necessário considerar também o tempo e a qualidade de que você vai passar com eles, e a escolha do ambiente é fundamental.

Social

É inevitável quando se conversa sobre lazer e horas vagas deixar de lado o encontro com os amigos. Por isso, não deixe de colocar na sua lista as possíveis reuniões sociais, festas, comemorações, confraternizações ou quaisquer outra situação festiva. Considere ter um local em que você possa contar com um espaço amplo com esses recursos, como o espaço gourmet e churrasqueira, por exemplo.

Fica a dica: o evento social que mais caracteriza o brasileiro é o famoso churrasco, clássico para reunir amigos e família!

Encontre a residência que faça seu perfil

Enfim, vale muito o esforço para se pensar em como encaixar os hobbies e atividades nos planos quando a questão é o que levar em consideração ao comprar ou alugar um imóvel.

Vale a pena pesquisar com profundidade a fim de achar o que melhor se encaixa em seu perfil. O Reserva da Mata, por exemplo, conta com uma experiência na natureza que é raramente encontrada em condomínios; com araucárias e outras espécies de árvores de reserva preservada, além de dois lagos para você desfrutar de ótimos momentos.

3. Localização se resume em conveniência

Quando vamos decidir a compra do imóvel ideal uma das primeiras questões que vem em mente é a localização. É um critério que está intimamente ligado a vários outros:

  1. Segurança – como já vimos alguns fatores.
  2. Valorização – que vamos falar em breve.
  3. Infraestrutura do local.

Locais seguros para morar

Faça uma pesquisa e, se possível, até visite o bairro em que for morar. Tente fazer um levantamento geral dos fatores de segurança local, consulte jornais e portais de informação. Verifique se costumam ocorrer muitos crimes ou se é um lugar mais tranquilo, compare com outros bairros da cidade para ter uma ideia do nível de segurança. Lembre-se do que falamos no começo do artigo: quanto mais recursos de segurança somado ao fator humano, mais ideal é.

Valorização

Adquirir um imóvel é uma grande decisão que não muda apenas a nossa vida, mas também a de nossos familiares. Por isso, é sensato pensar num futuro mais distante, em como pode valorizar a região e o terreno em que está investindo. Mais uma vez, informação é a chave para o sucesso. A Lotes e Cia conta com um blog muito rico em conteúdo para você ficar a par dos assuntos imobiliários.

Infraestrutura do local

Pesquise também as condições em torno do imóvel. Verifique as ruas, o tratamento de esgoto, redes de comunicação como telefone e internet. Não deixe também de examinar acesso a postos de gasolina, escolas, mercados, farmácias, linhas de transporte público e qualquer outra proximidade que seja conveniente.

4. Seja criterioso ao avaliar a infraestrutura

Diferente da infraestrutura externa que acabamos de mencionar, é muito importante avaliar a estrutura interna do local que você está prestes a morar. Isso vale tanto para quem vai alugar ou comprar um imóvel.

Acione a imobiliária para verificar o funcionamento hidráulico e elétrico do imóvel, eles irão fazer uma vistoria completa e te deixarão a par de todos os detalhes. Verifique também em que ano o imóvel foi construído.

O que mais depende de você será fazer um acompanhamento das tarefas. O Reserva da Mata por exemplo demonstra com muita transparência a evolução de sua obra publicando o cronograma em seu site.

Neste cronograma estão todos os requisitos infraestruturais, como topografia, galeria de águas pluviais, guias e sarjetas, rede de esgoto e de água potável, terraplenagem, etc.

5. Apartamento ou casa? Qual o melhor?

Por último, vamos abordar uma das dúvidas mais frequentes em como escolher um imóvel para alugar ou comprar.

Apartamento

O que mais atrai quando a opção é apartamento, sem dúvidas, é a segurança, uma vez que sempre conta com portarias de acesso apenas dos moradores, muitas vezes com porteiros e sistemas de câmeras de monitoramento.

A localização dos apartamentos geralmente são estratégicas e privilegiadas, próximos a mercados, farmácias, feiras e outros.

Outro aspecto interessante é a socialização. Com várias áreas de uso comum, é natural que haja um contato maior com os outros moradores do condomínio.

Casa

Sinônimo de comodidade e conforto, optar por uma casa lhe trará mais liberdade para quaisquer que sejam suas necessidades.

Terá muito mais espaço para a liberdade e comodidade das crianças, por exemplo, assim como para animais domésticos.

Outra grande vantagem comparando ao apartamento é a sensação de bem-estar no contato com a natureza e ar livre, enquanto num apartamento a única experiência próxima a isso é estando no espaço limitado da sacada.

Condomínio fechado: O melhor dos dois mundos

É importante ressaltar nesse ponto, que tanto a casa quanto o apartamento trazem algumas desvantagens. Foi pensando em cobrir essas desvantagens que vem a opção ideal: o condomínio fechado.

Espaço

A casa, que ao mesmo tempo traz mais espaço e liberdade, abre vulnerabilidade de segurança pelo mesmo motivo, enquanto o apartamento por cobrir a segurança que a casa não traz, priva o morador de uma maior comodidade.

O condomínio fechado consegue unir as vantagens de comodidade e segurança sem os prejuízos que ambos trazem.

Custos

Pense também nos gastos. Numa casa pode parecer que você tenha menos gastos numa primeira vista, mas na verdade eles estão ocultos. É impossível saber quais problemas podem aparecer e o quanto urgente eles serão. Já na taxa de condomínio, há um valor fixado que conta com pouca variação, e o melhor é a garantia de você não precisar se preocupar em resolver problemas e aproveitar melhor seu tempo livre para a sua vida e família.

Nunca se esqueça o principal objetivo: o lar é um lugar que é só seu, deve ser único e que você se sinta livre. Por isso, desfrute de um lugar que lhe traga segurança e lazer 🙂

Deixe nos comentários o que não pode deixar de ser levado em consideração na escolha de um imóvel.