O mercado de imóveis no Brasil passou por uma grande instabilidade por influência da política e economia brasileira. Isso impactou diretamente nos investidores, pois muitos passaram a se questionar se é melhor investir em imóveis ou aplicar.
No entanto, a perspectiva atual é otimista, visto que com a diminuição das taxas de juros e a tendência da retomada de crédito, espera-se que o mercado imobiliário acelere o seu crescimento. Portanto, agora é um momento oportuno para a compra de imóveis. Inúmeros empreendimentos estão sendo construídos, o que permite novos investimentos e possibilidades de rentabilidade para o investidor.
A Folha de São Paulo revelou que com mais confiança e crédito, a classe média voltará a comprar imóveis no país, o que justifica melhores oportunidades de investimentos no setor, uma animação importante para quem compra e vende terrenos e imóveis, em especial no setor de condomínios fechados, já que essa moradia oferece mais segurança e tranquilidade. Sendo assim, temos a proposta de discutir se deve comprar imóvel ou investir dinheiro em alguma outra aplicação financeira.
As vantagens de investir em casas em condomínio fechado
Uma proposta interessante e promissora é investir em condomínios fechados, visto que os terrenos podem ser um grande gerador de riqueza. Mesmo que o condomínio não seja dentro dos principais bairros, percebe-se que este tipo de terreno está sendo cada vez mais valorizado. E muitas vezes, estes condomínios localizam-se um pouco mais afastados, porém, com o crescimento acelerado, as áreas têm a tendência a ter uma alta na sua valorização.
Ter uma casa em um condomínio fechado garante mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Dentro dos condomínios fechados, é bem comum que tenha uma equipe reforçada de segurança, muros, cercas e câmeras, tornando o acesso ao mesmo tempo controlado e seguro. Sobre a qualidade de vida, só de estar em um condomínio fechado (que é como se fosse uma “cidade particular”), a maioria conta com uma grande e robusta infraestrutura de piscinas, salão de festas, quadras de jogos, área para caminhada e bicicleta e por aí vai.
As diferenças entre aplicar investimentos em imóveis em condomínios fechados e as principais aplicações financeiras (renda fixa, ações e poupança)
Muitos investidores possuem dúvidas e questionam-se se é melhor investir em imóveis ou aplicar. Existem investidores mais ousados, e outros mais moderados, mas a dúvida é a mesma: onde investir o dinheiro levantado, para que o mesmo não seja consumido pela inflação.
O ponto positivo de investir em imóveis é a possibilidade de valorização do mesmo a médio e longo prazo, assim, o investidor tem chances de vender por um valor muito superior ao da compra, principalmente se a localização for promissora e se o investidor conseguir comprar a um valor inferior ao de mercado.
Além disso, o mercado imobiliário é o que possui mais estabilidade: mesmo que aconteça algum problema econômico no país, o investidor ainda será o proprietário do imóvel.
Diferente do que pode ocorrer no mercado de ações, que as empresas podem desvalorizar ou até mesmo falir, fazendo com que o investidor perca boa parte da aplicação. Ainda, o mercado de ações é um setor facilmente atingido por notícias negativas, as ações caem drasticamente, o que gera preocupações diárias a qualquer investidor, não é mesmo?
Quanto ao investimento em imóveis, tem como pontos positivos a segurança e as facilidades de pagamento.
Já aplicações em Renda Fixa são as mais procuradas porque possuem uma rentabilidade previsível. Porém, a rentabilidade é baixa e em muitas vezes abaixo da inflação. Já os aluguéis são corrigidos pela inflação e ainda podem ter a valorização do imóvel.
É interessante que o investidor tenha uma postura proativa em relação ao imóvel, que fique atento aos lançamentos e saiba fazer boas escolhas.
Investir em imóveis é uma grande e estável possibilidade de retorno a médio e longo prazo, principalmente se a escolha do imóvel for bem feita. Com isso, será possível ter uma certa liquidez, estabilidade e retorno. Além disso, seja alugando ou comprando, moradia é uma necessidade latente, o que faz grande parte da população ser obrigada a investir em um aluguel ou em uma compra, causando uma demanda recorrente. Inclusive, para quem se pergunta como investir em imóveis para alugar, nós da Lotes&Cia temos opções ótimas de investimentos.
Se você quer conhecer mais sobre o mercado imobiliário e verificar os lançamentos, nos acompanhe.