Lotes&Cia » Investimento imobiliário » Investir em imóveis ou aplicar? Entenda por que imóveis são mais rentáveis que muitas aplicações financeiras

Investir em imóveis ou aplicar? Entenda por que imóveis são mais rentáveis que muitas aplicações financeiras

Ilustração sobre investir em imóveis ou aplicar

O mercado de imóveis no Brasil passou por uma grande instabilidade por influência da política e economia brasileira. Isso impactou diretamente nos investidores, pois muitos passaram a se questionar se é melhor investir em imóveis ou aplicar.

No entanto, a perspectiva atual é otimista, visto que com a diminuição das taxas de juros e a tendência da retomada de crédito, espera-se que o mercado imobiliário acelere o seu crescimento. Portanto, agora é um momento oportuno para a compra de imóveis. Inúmeros empreendimentos estão sendo construídos, o que permite novos investimentos e possibilidades de rentabilidade para o investidor.

A Folha de São Paulo revelou que com mais confiança e crédito, a classe média voltará a comprar imóveis no país, o que justifica melhores oportunidades de investimentos no setor, uma animação importante para quem compra e vende terrenos e imóveis, em especial no setor de condomínios fechados, já que essa moradia oferece mais segurança e tranquilidade. Sendo assim, temos a proposta de discutir se deve comprar imóvel ou investir dinheiro em alguma outra aplicação financeira.

As vantagens de investir em casas em condomínio fechado

Uma proposta interessante e promissora é investir em condomínios fechados, visto que os terrenos podem ser um grande gerador de riqueza. Mesmo que o condomínio não seja dentro dos principais bairros, percebe-se que este tipo de terreno está sendo cada vez mais valorizado. E muitas vezes, estes condomínios localizam-se um pouco mais afastados, porém, com o crescimento acelerado, as áreas têm a tendência a ter uma alta na sua valorização.

Ter uma casa em um condomínio fechado garante mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Dentro dos condomínios fechados, é bem comum que tenha uma equipe reforçada de segurança, muros, cercas e câmeras, tornando o acesso ao mesmo tempo controlado e seguro. Sobre a qualidade de vida, só de estar em um condomínio fechado (que é como se fosse uma “cidade particular”), a maioria conta com uma grande e robusta infraestrutura de piscinas, salão de festas, quadras de jogos, área para caminhada e bicicleta e por aí vai.

As diferenças entre aplicar investimentos em imóveis em condomínios fechados e as principais aplicações financeiras (renda fixa, ações e poupança)

Muitos investidores possuem dúvidas e questionam-se se é melhor investir em imóveis ou aplicar. Existem investidores mais ousados, e outros mais moderados, mas a dúvida é a mesma: onde investir o dinheiro levantado, para que o mesmo não seja consumido pela inflação.

O ponto positivo de investir em imóveis é a possibilidade de valorização do mesmo a médio e longo prazo, assim, o investidor tem chances de vender por um valor muito superior ao da compra, principalmente se a localização for promissora e se o investidor conseguir comprar a um valor inferior ao de mercado.

Além disso, o mercado imobiliário é o que possui mais estabilidade: mesmo que aconteça algum problema econômico no país, o investidor ainda será o proprietário do imóvel.

Diferente do que pode ocorrer no mercado de ações, que as empresas podem desvalorizar ou até mesmo falir, fazendo com que o investidor perca boa parte da aplicação. Ainda, o mercado de ações é um setor facilmente atingido por notícias negativas, as ações caem drasticamente, o que gera preocupações diárias a qualquer investidor, não é mesmo?

Quanto ao investimento em imóveis, tem como pontos positivos a segurança e as facilidades de pagamento.

Já aplicações em Renda Fixa são as mais procuradas porque possuem uma rentabilidade previsível. Porém, a rentabilidade é baixa e em muitas vezes abaixo da inflação. Já os aluguéis são corrigidos pela inflação e ainda podem ter a valorização do imóvel.

É interessante que o investidor tenha uma postura proativa em relação ao imóvel, que fique atento aos lançamentos e saiba fazer boas escolhas.

Investir em imóveis é uma grande e estável possibilidade de retorno a médio e longo prazo, principalmente se a escolha do imóvel for bem feita. Com isso, será possível ter uma certa liquidez, estabilidade e retorno. Além disso, seja alugando ou comprando, moradia é uma necessidade latente, o que faz grande parte da população ser obrigada a investir em um aluguel ou em uma compra, causando uma demanda recorrente. Inclusive, para quem se pergunta como investir em imóveis para alugar, nós da Lotes&Cia temos opções ótimas de investimentos.

Se você quer conhecer mais sobre o mercado imobiliário e verificar os lançamentos, nos acompanhe.

Ilustração sobre investir em imóveis ou aplicar