Lotes&Cia » Investimento imobiliário » O que é Incorporadora e Loteadora

O que é Incorporadora e Loteadora

Ilustração sobre o que é loteadora e incorporadora

Da construção à aquisição, até que o imóvel esteja pronto para morar, há uma série de passos que devem ser seguidos. Cada um desses passos envolve uma empresa diferente dentro de sua especialidade para assegurar a compra do imóvel dos sonhos. Uma das principais atuantes neste processo é a incorporadora.

Essa organização possui atribuições que a distingue das demais, sendo considerada a parte mais rentável do processo de construção do imóvel.

Essa metodologia que envolve o processo de compra e venda de imóveis deve ser seguida com bastante rigor, afinal, tais processos resguardam os compradores e os responsáveis pela venda do imóvel. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de uma norma específica para lidar com este assunto, a NBR 12.721/2006 – versão corrigida 2007, que assegura o padrão de qualidade das construções.

Para entender melhor quais são os atores fundamentais neste processo, acompanhe o artigo e tire suas dúvidas.

O primeiro passo é esclarecer que há enormes diferenças entre construtoras e as loteadoras ou incorporadoras. Uma das grandes confusões que as pessoas que necessitam de um projeto para novos empreendimentos fazem é não saber exatamente quais empresas procurar para tirar os planos do papel.

A importância da incorporadora e/ou loteadora

A incorporadora ou loteadora tem um papel de fundamental importância durante o processo de construção e aquisição de imóveis. A ela cabe:

  1. A escolha do melhor local para construir loteamentos/empreendimentos;
  2. A atenção às questões contratuais e burocráticas;
  3. O registro das unidades habitacionais nas entidades correspondentes;
  4. Administrar o retorno financeiro advindo da venda dos imóveis.

Ou seja, a incorporadora funciona como uma espécie de intermediadora entre o cliente final e todos os trâmites que envolvem a construção de cada moradia.

1) Escolha do local para construir loteamentos

A seleção do melhor local para construir compreende uma série de fatores como: localização, cumprimento das leis, comodidades e aspectos técnicos que devem ser observados. Depois de obedecer a todos esses quesitos, é comum que a incorporadora contrate uma construtora para levantar o empreendimento.

Algumas construtoras já contam também com uma estrutura própria com incorporadora, ou seja, uma empresa que pode atuar nessas duas frentes a fim de desburocratizar os processos, reduzir custos ou mesmo garantir mais confiança e respeito às datas de entregas dos imóveis.

2) Atenção às questões contratuais e burocráticas

Um dos papéis mais importantes da incorporadora é lidar com questões contratuais e burocráticas, que devem ter atenção redobrada, especialmente em se tratando do prazo de entrega dos imóveis aos compradores. As normativas concernentes à obra e às entregas também exigem muita atenção aos detalhes – afinal, as incorporadoras lidam diretamente com os sonhos das pessoas de construir e morar na casa própria.

3) Registro das unidades habitacionais

As unidades operacionais devem ser registradas pela incorporadora, que deve acompanhar o processo do início ao fim, para que sejam reduzidos os riscos e problemas com documentações e outras questões que podem inviabilizar tanto a compra quanto a venda de imóveis pelas incorporadoras e imobiliárias. O registro das unidades habitacionais também protege os moradores de problemas futuros com o cumprimento da legislação vigente.

4) O papel da incorporadora para a venda do imóvel

A loteadora investe na construção do empreendimento ou loteamento e depois comercializa as unidades habitacionais para o cliente final. A venda pode ser feita pela própria incorporadora ou mesmo por intermédio de uma imobiliária com os corretores que já costumam possuir uma clientela fixa e conhecimento das praças de atuação.

As incorporadoras também podem atuar na venda de imóveis – afinal, acompanharam o processo de construção desde o começo e possuem conhecimento das praças de atuação, bem como dos perfis de clientes que irão adquirir determinado imóvel.

Para atender o cliente final, as incorporadoras assumem uma linguagem mais destinada a destacar as qualidades dos imóveis e as suas principais características para chamar atenção de seu público-alvo. Portanto, a pesquisa de praças, de clientes e o próprio conhecimento do produto, que no caso é o empreendimento, faz toda a diferença.

Exatamente por isso que o empreendimento Reserva da Mata é um grande sucesso, porque a Lotes&Cia estudou e viabilizou o projeto do primeiro condomínio fechado com clube privativo em Ortigueira.

O papel da construtora

A construtora é a entidade responsável pela edificação do empreendimento – sejam eles compostos de casas, sejam eles compostos de edifícios. A construtora, portanto, também tem a atribuição de contratar os profissionais que vão trabalhar na construção, bem como os devidos encargos que incidem sobre esta. Além disso, é de incumbência dessa organização a responsabilidade técnica da obra – no cumprimento das devidas normativas pertinentes a ela.

Viu só quantos são os passos até que o seu imóvel fique prontinho para você morar? Além disso, são inúmeras as empresas envolvidas também nesse processo.

Se você é empreendedor e deseja tirar do papel planos e projetos para seu empreendimento imobiliário, conte com a experiência da Lotes&Cia. Se está a procura por bons investimentos imobiliários, estamos à disposição para te ajudar.

Confira também nosso e-book “Por que escolher morar em um condomínio fechado?” e descubra as vantagens de morar neste tipo de empreendimento. Baixe o material gratuitamente aqui!

Ilustração sobre o que é loteadora e incorporadora