Lotes&Cia » Investimento imobiliário » Com a pandemia Covid-19, onde investir agora na crise com mais segurança?

Com a pandemia Covid-19, onde investir agora na crise com mais segurança?

Imagem sobre onde investir agora na crise coronavírus Covid-19

De acordo com vários indicadores econômicos, o ano de 2020 seria promissor para diversos segmentos. E o mercado de ações, entre outros, não seria diferente. O mesmo podemos dizer para o setor imobiliário, ao lado do setor agrário, um dos líderes na geração de negócios e sustentação do PIB brasileiro.

Mas infelizmente um problema global atinge a todos. O surgimento do novo coronavírus, fator patogênico Covid-19 foi um elemento surpresa. Com o isolamento social, fechamento de comércios, queda da renda dos brasileiros causou e ainda vai causar danos para vários setores da economia. Para alguns, a curto prazo, e para outros, a longo prazo.

Tá, mas onde investir nesses momentos da Covid-19? É sobre isso que queremos discutir com você, leitor do blog da Lotes&Cia.

  • Por quê o mercado imobiliário é mais confiável, principalmente pós-pandemia?
  • Investidor busca maior segurança;
  • Pesquisa reforça a tendência pelas buscas de imóveis pós-pandemia;
  • Liberação de crédito para o setor imobiliário;

Entenda por que o mercado imobiliário é mais seguro pós-pandemia

Apesar de perdas e danos, toda crise gera oportunidades. Há segmentos que perdem, mas outros ganham. E sem dúvidas o mercado imobiliário é muito forte.

Logicamente que as vendas de imóveis são prejudicadas no epicentro da crise, enquanto durar altos números de casos da doença, afinal, o isolamento impossibilita visitas e encontros de clientes com corretores, para muitas pessoas aquisição de imóveis não é prioridade e até o setor de locação é bastante prejudicada devido a queda da renda.

Porém, o bom investidor visa o futuro, acompanha os passos da economia e projeta.

Investidor busca segurança

 

Ilustração sobre números de onde investir agora na crise coronavírus

Em apenas um mês, a Ibovespa caiu 35,3% — de 115 mil pontos em fevereiro para 68 mil em março. Em comparação com trimestre do ano anterior, as bolsas de valores projetam queda de 45% nas negociações de ações de boa parte das empresas de capital aberto. E ninguém sabe ao certo qual será o comportamento quando a pandemia passar. Os economistas estão divididos. E por isso surge a grande dúvida né, onde investir agora na crise e com tal cenário incerto em todo o mundo e no Brasil?

De acordo com o Banco Central, muitos rendimentos poderão ter perdas em 2020. O valor do dólar poderá estar mais instável mesmo com o controle da Covid-19.

Pois bem, só com esse cenário, percebe-se que a médio e longo prazos o mercado imobiliário será um dos maiores nichos de investimentos do Brasil. Em vez de apostar nas instabilidades e nervosismos no mercado de ações ou renda variável, muitos buscarão maior segurança e o mercado imobiliário é o porto seguro para isso.

A depender da região, ao comprar um imóvel agora, o investidor até pode ter um problema de liquidez a curto prazo, por talvez ter dificuldade de vender ou alugar o imóvel neste momento, mas dificilmente perderá dinheiro pois terá em mãos um imóvel ou bom loteamento que pode se valorizar bastante assim que a crise do novo coronavírus passar.

O cenário é ainda melhor nos casos de empreendimentos em construção ou loteamentos bem planejados. Geralmente o investimento é menor com maior lucratividade a longo prazo. Neste quesito, inclusive, a Lotes&Cia contém duas opções, o Nova Alcântara (conceito bairro planejado em Ourinhos, São Paulo) e o Reserva da Mata (primeiro condomínio com clube privativo em Ortigueira, Paraná).

De uma forma ou outra, casais vão procurar a primeira moradia. Com a retomada da economia, quem pretendia adquirir imóvel antes da pandemia passará a priorizar os antigos planos, até porque neste período de quarentena as pessoas começaram a dar mais valor na melhora de sua moradia atual, e isso vai ser uma nova tendência, as pessoas passarão ainda mais a receber os amigos e familiares em casa ou invés de irem para locais com aglomerações.

Outro cenário que o investidor precisa estar atento é que quando ocorre um período de grandes perdas de postos de trabalhos por uma crise muito pontual, a retomada dos empregos pode ocorrer de maneira mais escalonada, e em médias e grandes cidades passam a absorver pessoas de outras cidades menores, que para trabalharem, vão buscar moradias, seja para aquisição ou locação.

Toda pandemia passa, deixa sequelas a curto prazo, mas tudo se recupera e este é o momento de investir nos setores mais sólidos, que é o caso do imobiliário.

Pesquisa reforça tendência de consumo no imobiliário

O grupo ZAP realizou pesquisa bem interessante e útil para os investidores neste momento. Com amostragem de 3.500 pessoas em diferentes regiões metropolitanas do país, 86% dos entrevistados afirmaram o adiamento da compra ou locação de um imóvel. Deste grupo, 64% revelou que pretende aguardar mais de sete meses para adquirir um novo imóvel.

Esse indicativo reforça o que já mencionamos nesta sua leitura: as pessoas apenas estão adiando planos, e pós-coronavírus a atividade econômica do setor imobiliário pode ser bem promissor. Ainda é cedo para dizer, mas se a demanda aumentar quando a pandemia acabar, os preços dos imóveis pode subir, por isso é uma boa dica aplicar investimentos agora com boas condições de pagamento.

É como um efeito de mola. Ao pressioná-la, se contrai, mas quando a solta, o que acontece? Volta com força a posição original. É mais ou menos isso que está ocorrendo com o mercado imobiliário. Durante a crise do coronavírus há uma certa retração, mas quando tudo isso passar, a busca por imóveis será ainda mais intensificada.

A liberação de R$ 43 bilhões para o setor imobiliário

As linhas de crédito e ajuda por parte do governo é fundamental para garantir as atividades das construtoras e incorporadoras. Isso significa a continuidade das obras em execução. A Caixa Econômica Federal liberou R$ 43 bilhões para o setor imobiliário e há expectativas para mais liberações.

O banco possibilita às construtoras que já têm obras em andamento a solicitar antecipação de recursos referentes aos três meses seguintes. Essa medida ajuda a dar fôlego para o setor.
Sendo assim, se você está se perguntando onde investir agora com essa crise da Covid-19, esperamos ter esclarecido que o mercado de imóveis é uma das opções para quem busca maior segurança.

Sugestões imobiliárias para investir agora

Nova Alcântara conta com loteamentos para um dos mais belos empreendimentos em Ourinhos, São Paulo, produto de muito sucesso na região.

Outra opção é o Reserva da Mata, empreendimento em Ortigueira, cidade com um dos maiores PIB´s do Brasil, alto crescimento promovido pela Klabin, uma gigante da indústria celulose do país.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes.