Lotes&Cia » Investimento imobiliário » 5 dicas que você precisa seguir para comprar um lote em 2021

5 dicas que você precisa seguir para comprar um lote em 2021

comprar terreno em 2021 e como investir em terrenos em 2021

O ano de 2021 está cheio de boas previsões para o mercado imobiliário! Apesar de o ano passado ter sido marcado pela crise do coronavírus, o mercado imobiliário conseguiu se reinventar e tem tudo para se expandir neste ano.

Sendo assim, comprar um lote é um ótimo negócio para você que pensa em construir uma casa ou fazer um investimento.

Independentemente do motivo, antes de efetuar a compra, é importante pesquisar quais são as principais orientações e o que os especialistas estão prevendo para o setor este ano. Também é necessário ponderar sobre as diferenças entre comprar um terreno e um lote, e quais são as vantagens de optar por comprar um lote.

Diferença entre terreno e lote

O terreno designa um pedaço de terra, rural ou urbano, destinado à construção de imóveis. Ele pode permanecer intacto ou então ser dividido em diversas partes, como acontece nos condomínios residenciais. A essas partes as quais o terreno pode ser segmentado, dá-se o nome de lote.

Mas a grande diferença do lote é que ele possui uma infraestrutura básica e deve estar em conformidade com todas as regras exigidas pelas leis nacionais e regionais, sendo muito mais completo que o terreno.
Agora, acompanhe nossas dicas e fique por dentro de tudo que você precisa para acertar nesse investimento!

1 — Planeje-se financeiramente

Este é um ótimo momento para investir na compra de um lote, já que a taxa Selic está baixa e os juros para financiamento também estão. Ano passado a Selic ficou em 2% ao ano e em 2021 não deve subir muito, segundo especialistas. Isto faz com que mais pessoas tenham a chance de comprar um imóvel, aquecendo o segmento.

Por isso, é hora de aproveitar para pagar mais barato nesse investimento e garantir o sonho da casa própria. Investir em lote é um negócio seguro e rentável, com muito menos risco do que investimentos na Bolsa de Valores, por exemplo.

Faça um planejamento financeiro e calcule tudo o que será investido. Se possível, reserve um montante para imprevistos. Outra vantagem de comprar um lote é que a burocracia envolvida na manutenção do lote (IPTU, taxas municipais e impostos) é geralmente menor do que a de um imóvel construído.

Vale ressaltar que comprar um lote em 2021 é um ótimo investimento, já que o potencial de valorização de imóveis é alto, e você pode comprar agora por um preço baixo e vender depois podendo lucrar o dobro ou triplo do valor pago.

2 — Pesquise a região

Antes de comprar um lote, visite o bairro, procure conhecer as comodidades que estão por perto e colha o máximo de informações sobre o local.

Um fator a se considerar sobre a localidade é uma tendência que se criou devido à pandemia da Covid-19. Antes, as grandes metrópoles eram supervalorizadas, mas agora, com a modalidade de trabalho remoto (home office) que foi e é realidade para muitos nesse momento de isolamento social, houve uma flexibilização do local onde se mora.

Com isso, estimulou-se a procura por casas no interior, seja para morar, passar uma temporada ou as férias. Além da compra, a procura por aluguel no interior cresceu também, isso porque muitas pessoas decidiram alugar para testar as opções disponíveis em cada cidade, para depois escolher a nova moradia. Esta movimentação é benéfica para quem pensa em investir em imóveis para vender ou alugar.

O Reserva da Mata, em Ortigueira, é um condomínio bem localizado, cheio de áreas verdes e espaços incríveis de lazer.

3 — Verifique se a documentação está em dia

É muito importante que todas as documentações estejam em dia e dentro da legislação para que não haja problemas futuros.

Por isso, antes de comprar um lote, cheque se está tudo em conformidade com a lei. Assim, você garante a tranquilidade para aproveitar seu investimento sem ter que passar por problemas burocráticos desagradáveis.

4 — Tire todas suas dúvidas

Converse com os corretores e com os responsáveis da empresa a qual você quer fazer negócio. Comprar um lote é um investimento muito importante e ele precisa ser certeiro. Então não hesite e tire todas suas dúvidas, é para isso que os profissionais estão ali e com certeza te atenderão com prazer.

Agende conversas e visitas quantas vezes for necessário. As visitas são muito importantes para você ter certeza que realmente aquele imóvel te conquistou!

Visite o Reserva da Mata, um excelente condomínio fechado em Ortigueira, ou faça agora mesmo um tour virtual!

5 — Você poderá construir do jeito que quiser

Um grande benefício de comprar um lote em vez de comprar uma casa pronta é que você pode começar do zero e construir a casa do jeito que sempre sonhou. Você pode fazer desse processo um verdadeiro projeto pessoal.
Outra grande vantagem é que você pode construir aos poucos, de acordo com os recursos que possui, sem entrar em dívidas e sem cobranças.

Além disso, se quiser vender, vai poder cobrar um valor muito mais alto do que gastou para construir!

Conte com a Lotes&Cia!

Comprar um lote em 2021 traz muitas vantagens! E para isso, conte com uma incorporadora competente e referência no mercado, como a Lotes&Cia. Tenha em mente que o mercado imobiliário em 2021 tem tudo para apresentar um ótimo desempenho. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado imobiliário em 2021 deve aumentar seu PIB em 4%. Mesmo em meio à crise, a venda de imóveis aumentou, e com a recuperação econômica, a tendência é que aumente ainda mais.

Com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar bem mais os lares e a tranquilidade. No Reserva da Mata, um empreendimento cercado de natureza e com toda a qualidade de vida, seu bem-estar é a prioridade. Clique aqui e conheça!