Lotes&Cia » Investimento imobiliário » Tendências do mercado imobiliário para 2021: vale a pena investir este ano?

Tendências do mercado imobiliário para 2021: vale a pena investir este ano?

Imagem sobre o mercado imobiliário 2021 investir

Hoje nós vamos falar sobre as principais tendências do mercado imobiliário para 2021.

O mercado imobiliário mudou consideravelmente com a pandemia do novo coronavírus e justamente por isso é um assunto tão importante para pessoas que querem investir nesse mercado.

Se você quer comprar um imóvel e apostar em um negócio completamente seguro, livrando-se de todas suas dúvidas e receios, acompanhe este artigo. Antes de tudo, é essencial que você saiba dessas tendências do mercado imobiliário 2021.

Os especialistas estão otimistas

Os gerentes Anselmo Aragão e Márcio Campilongo da Factual Negócios Imobiliários acreditam que as expectativas para 2021 são positivas, especialmente quando se trata de comprar e investir. A razão é que o comportamento da população mudou e tem impacto direto na aquisição da propriedade.

Segundo Aragon, como a modalidade de trabalho home office está em alta e as pesquisas apontam que seguirá assim por algum tempo, hoje, a residência não é vista apenas como local de descanso. Portanto, a demanda por empreendimentos e casas com espaços que podem ser convertidos em escritórios tem aumentado.

E como a Selic, definida pelo Banco Central, que serve de parâmetro para a economia, caiu para 2% no último ano, o cenário é positivo para quem sonha em conquistar a casa própria por um preço mais acessível.

Como esse mercado será reativado mesmo com a pandemia?

Pesquisas apontam que a demanda reprimida momentaneamente no início da pandemia foi retomada em um curtíssimo espaço de tempo, tendo uma recuperação mais rápida do que o esperado. Isso porque as pessoas começaram a ansiar por maior espaço em casa, qualidade de vida, entre outros, além do incentivo da baixa taxa de juros para financiamentos.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o primeiro trimestre de 2020, em plena pandemia, teve um aumento de 26,7% nas vendas de imóveis em relação ao ano anterior.

Quando a economia voltar a se estabilizar, a tendência é que o mercado imobiliário cresça ainda mais. Há economistas que defendem que o mercado imobiliário abrirá uma nova oportunidade, maior do que a registrada em 2008/2013.

► Leia também: dicas para comprar terrenos em 2021

Os fatores econômicos que vão estimular o mercado em 2021

Fatores econômicos incomuns estimularam uma forte reação positiva do mercado, ocorrida em maio de 2020, inclusive com a ascensão da COVID-19.

A taxa Selic passou de 6,5% em agosto de 2019 para se estabilizar em 2% ao ano. A queda nos juros sobre aplicações financeiras foi imediata. Por outro lado, as taxas de juros dos empréstimos caíram significativamente, incentivando a procura por investimento no mercado imobiliário.

Economistas afirmam que a Selic não passará de 2,75% até 2021, o que continuará propício à compra de imóveis. Com investimentos financeiros em declínio e sem perspectivas de crescimento, o mercado imobiliário é uma opção certeira para quem quer investir com segurança e rentabilidade.

Afinal, esse tipo de investimento, além da segurança institucional, oferece solidez financeira. Mesmo que a Selic cresça um pouco além do esperado, as vendas de imóveis devem permanecer elevadas.

Diferentemente de inúmeros outros setores da economia que afundaram nesse meio de pandemia, o mercado imobiliário se manteve forte.

Quais são as expectativas com o mercado imobiliário em 2021

As expectativas são positivas, principalmente quando se trata de comprar para morar e investir. A previsão é de que, em 2021, o PIB cresça em torno de 3,5% e a inflação fique em torno de 3%, outro fator que estimula o mercado imobiliário.

A tendência é que, cada vez mais, as pessoas procurem imóveis com mais espaço e conforto, já que a pandemia revolucionou o conceito de lar. A Lotes&Cia está à frente de todas as novas tendências, e seus empreendimentos entregam tudo aquilo que as pessoas mais querem: qualidade de vida e tranquilidade.

Onde investir em 2021: Donos de lotes e terrenos podem ter os melhores negócios
Imagine que você possui um grande terreno e de alguma forma precisa lucrar com essa área. Alguns podem até pensar em vender o terreno eventualmente, mas não é a opção mais rentável. Existem outras formas de lucrar muito mais, como realizar uma permuta do terreno com uma loteadora.

Decidindo por fazer essa permuta, o retorno financeiro é melhor, e você fecha uma parceria de troca de terras com um desenvolvedor de renome e reputação no mercado.

Nessa permuta, você cede seu terreno para o incorporador fazer o que ele sabe melhor: viabilizar a construção de um negócio lucrativo. Como troca, você recebe unidades de lotes que passam a valer muito mais do que a venda do terreno. Assim, você que cedeu o terreno à parceria acaba tendo um lucro muito maior com o seu terreno do que se você o vendesse.

Ficou interessado? Entre em contato com a Lotes&Cia!